Mundo Novo originou-se da fazenda Nossa Senhora Aparecida, formada em 1960 por Valentim Lourenço, comprador de terras, procedente de São Paulo.
No local já havia um campo de pouso de uma Cia. Imobiliária, com intenso movimento de comércio de terras daquela região.
Valentim Lourenço, por volta de 1963, procedeu ao loteamento de 11 alqueires de suas terras para a formação do povoado que se tornou conhecido por “Mundo Novo”, por representar ao fundador uma “região ou espaço virgem, de matas e terras fertilíssimas, com promissoras perspectivas de desenvolvimento”.
Abertas as primeiras ruas, surgiram as moradias dos pioneiros: Wanderval de Faria, José Lau, Alexandrino Borges, Salvador Sgamatt, Adãozinho e outros, lavradores, fazendeiros e comerciantes.
Paralelamente ao loteamento planejado, deu-se a invasão do campo formando-se um núcleo populacional com crescimento desordenado, integrando-se, todavia, ambas as áreas, com registros legais, ao desenvolvimento urbano.
Nesse mesmo ano construiu-se a capela, atual Igreja de São Vicente e, mais tarde, em 1966, concluía-se a catedral de Nossa Senhora Aparecida, eleita a padroeira da localidade.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Mundo Novo de Goiás, pela Lei Estadual n.º 7.178, de 05-11-1968, subordinado ao município de Crixás.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Crixás.
Elevado à categoria de município com a denominação de Mundo Novo, pela Lei Estadual n.º 8.849, de 10-06-1980, desmembrado de Crixás. Sede no antigo distrito de Mundo Novo de Goiás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.